"Resenha do livro " O Preço de uma lição " de Federico Devito; Gutti Mendonça ( Editora Novo Conceito )

por: Unknown

O preço de uma lição
Às vezes, amar muito não basta
Autor(es): Federico Devito; Gutti Mendonça | FICÇÃO | ROMANCE

Selo: NOVO CONCEITO JOVEM / Ano: 2011 / Edição: 1 / Número de páginas: 368
 
Os meninos são, sim, capazes de amar.

”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”

Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.

O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que — ao contrário do que dizem algumas garotas — os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


 

Em O preço de uma lição, conhecemos a história da vida amorosa de um garoto. Gostaria de dizer o nome dele, mas acredito que ele não tenha nome. Durante toda a leitura eu procurei descobrir, mas o engraçado é que só o nome dele não aparecia. Sei lá pode ser que eu tenha lido desatenta e não tenha conseguido achar, o que é bem possível, porque a cada burrada que  eu lia do personagem, era uma bronca que eu dava no livro. E acreditem, ele cometeu muuuuuuuuitas burradas, e eu adoro interagir com livros e com a televisão. Um dia se eu ficar gagá as pessoas vão achar que estou no meu temperamento normal.

No entanto, ele não era uma pessoa ruim. O legal do livro, é que ele mostrou que muitas vezes fazemos mal às outras pessoas porque estamos muito perdidas. Nem é por querer, mas acabamos fazendo besteira.  O garoto então, nossa senhora! Partia corações de várias meninas, e muitas delas o perseguiam como almas penadas. Nessa parte do livro eu comecei a achar que era muita viagem: como assim? Todas arrastam um caminhão por ele? E mais: ele era nerd, modelo, fiel e apaixonado. Será que existe alguém assim? Mas lá pelo final do livro a gente tem a impressão de que pode ter sido baseado em fatos reais, então nem julgo se o autor resolveu ou não fazer um super-herói.

Outro aspecto, é que você se diverte muito com as primeiras namoradas do cara. A primeira era protestante, e tinha pais muito ortodoxos que proibiram o namoro. A menina se chamava Sara, mas ela era meio doida, esperava um sinal de Deus para permitir seu namoro, e antes disso não podia beijar na boca. Depois desse affair, nosso herói arruma Melissa como namorada, mas esta também enrola muito para beijá-lo na boca, dessa vez por causa da irmã que também se apaixona por ele. Acompanhar a aflição dele é divertido, porque é muito típico da adolescência os garotos estarem desesperados pelo primeiro beijo (veja o vídeo do Felipe Neto sobre o assunto). O mais engraçado, é ler estas memórias sendo mulher. Você vai se ver pensando se as mulheres não são meio loucas: ora exigindo que o rapaz seja paciente e outra que ele tenha atitude. No meio disso tudo está só um cara afim de uma menina grilada.

 Depois dessa fase de namoros frustrados, ele tenta apenas curtir com as meninas sem compromisso, e Você começa a pensar que ele pegou o jeito, e mais: que tem mel no sangue. Isso porque várias meninas no acampamento se interessam por ele e a namorada do melhor amigo dele também, e aonde ele vai, tem sempre uma rastejando por ele. O cara tinha tudo para ser o maior galináceo da história, mas quando encontra Juliana, ele não quer mais saber do mundo. Todos vão contra o namoro porque ela é 5 anos mais nova e mora em outra cidade, mas ele sempre corre atrás para estar com ela, até que  ele acaba cavando a própria cova ao exigir demais de Juliana.

O término foi todo por culpa dele. Eu confesso que gostei quando o namoro acabou, porque os telefonemas melosos dele com a namorada acabaram (acredite, eram várias páginas de mimimimi), mas foi bonito ver o aprendizado do rapaz. Aos poucos o caráter dele foi se fortalecendo, e ele foi percebendo que um relacionamento é troca e não exigências. Cada um dá o que tem, e da melhor forma possível. Entretanto é claro que você torce para eles voltarem, o sentimento de ambos é louvável e comovente, mas você reza para não ter mais 10 páginas de “eu te amo muito, muito!”. Isso é tudo pessoal!

Vejam o Book Trailer


 

Para fazer esta resenha convidamos  Aleska Lemos do blog Diários de Bordo e também colaboradora da Saleta de Leitura 

 
 

Avaliado com 3 trevinhos  


Agradecemos a participação da Aleska  
que nos brindou com esta resenha.
 Fiquem atentos que vai ter  sorteio !!!

Beijinhossssssss!!!

7 comentários:

  1. Huhu!!! Sorteio!?!?!? Opa!!! Estamos aqui!!! Curtir muito a resenha da Aleska e o livro é interessante ao colocar o lado de um garoto, geralmente esse tipo de livro aborda o lado da garota!!!

    Como disse a Aleska, é capaz de no meio do caminho: "Você ser ver pensando se as mulheres não são meio loucas: ora exigindo que o rapaz seja paciente e outra que ele tenha atitude. No meio disso tudo tá só um cara afim de uma menina grilada."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro parece ser bem interessante Pandora! Já estamos com o sorteio no ar! Participe! Beijossss

      Excluir
  2. Caraca a jaci tá espalhando minha frase pela internet inteira. Já colocou no face e imagino que se ela tivesse twitter tb colocaria lá.
    Eu é que agradeço a oportunidade de escrever por aqui. Seu site é uma fofura. beijos e espero participar mais vezes.
    Aleska.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aleska pela maravilhosa resenha! Pode ter certeza que outros convites virão! Beijos!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Deve ser sim! Tem promoção no ar desse livro! Participe! Beijos

      Excluir
  4. ta ai um livro que tem cara de seer beeeeem diferente e muito interessante , raramente a gnt acha um livro que mostra/fala sobre pensamentos de garotos, na maioria das vezes é sobre os pensamentos das garotas, e isso já é quase totalmente normal nos livros né . E sua resenha deixa a gnt super instigada pra ler , parece ser muito bom , e eu já fiquei totalmente afim de ler . Já to participando super da promoção , tomara que eu ganhe né ? o/ *-*'

    ResponderExcluir