Resenha do livro "Garota Replay" de Tammy Luciano (Editora Novo Conceito)

por: Unknown


Autores: Tammy Luciano
Titulo: Garota Replay - O que você faria se encontrasse você mesma? 
Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 144
Assuntos: ROMANCE
Sinopse:
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 

Sabe um livro jovem e cheio de mensagens positivas? É assim que descrevo Garota Replay. Li o livro em dois dias e achei uma fofura a história e seus personagens, os principais curiosamente, começando com a letra T : Thizi, Tito e Tadeu.

Thizi é a típica menina que tem tudo na vida, mora em um local privilegiado no Rio de Janeiro, possui boas condições financeiras, tem uma vida independente, pois seus pais vivem viajando, tem um super amigo, o Tito, e mesmo assim se sente uma pessoa triste, insegura e solitária. Isso tudo se deu, graças a descoberta de que seu namorado, Tadeu, a traíu com uma loira na boate, graças a Tito que fotografou tudo. Ela fica triste, não apenas pelo fato dele ter traído sua confiança (sabe lá quantas vezes), mas sim por ter namorado alguém tão diferente dela e que nunca mereceu seu carinho e seu amor, mesmo tudo isto estando diante de seus olhos, ela foi levando esse relacionamento sem futuro e que nunca foi algo verdadeiro, nem da parte dela e muito menos da dele. Quando a ficha caíu, ele se sentiu a pior pessoa do mundo.

“- Olha, não sei se posso falar sobre as suas escolhas. Elas estão aí dentro. Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores” (Pg. 74)

Para piorar essa situação, Tadeu ao descobrir da foto que Tito tirou, acaba quebrando o nariz do rapaz e nessa mesma noite Tadeu sofre um acidente de carro, junto com seu amigo Gabiru. Tadeu sofreu algumas lesões e esta prestes a perder um rim e Gabiru esta em estado grave no hospital. Em compensação, Tito também abalado com tudo isso, acaba dando um tempo na amizade com Thizi.

Ao saber da traição no outro dia e se sentindo sozinha, sem ter Tito ao seu lado, ela tenta se distrair e vai sozinha a uma boate, na tentativa de colocar os pensamentos em ordem. É lá que se depara com uma menina igual a ela, se divertindo na pista de dança. No primeiro momento, Thizi, acredita que aquela menina é sua irmã gêmea que ela nunca soube da existência. Com o passar da leitura, a menina misteriosa e idêntica a ela, vai falando aos poucos sobre si mesma e vai revelando a Thizi e ao leitor sua verdadeira identidade.

Tito, o amigão de Thizi, passado a fase de turbulência, se mostra uma pessoa com qualidades raras de ser vistas hoje em dia, um homem com sentimentos puros, sincero e apaixonante. Com certeza, todas as meninas da face da Terra esperam um príncipe encantado como o Tito. Só Thizi, não percebia, o quanto aquele rapaz era especial e importante na vida dela, além do que ela imaginava.

Ao longo da história, Thizi vai amadurecendo e tentando se encontrar, diante a tantos problemas que surgiram de um dia para o outro. A ausência dos pais é muito comentado no livro, uma realidade de muitos adolescentes atualmente, pois em muitas famílias os pais acham que apenas dinheiro é capaz de trazer felicidade e esquecem de dar atenção e carinho que tanto se precisa para seus filhos.

“Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade” (Pg. 144)

O livro é curtinho, possuí apenas 144 páginas e a capa é lindíssima! A história é dedicada ao público jovem, porém acredito que muitas pessoas que já passaram por essa fase da adolescência vão adorar do mesmo jeito.   

Vivian Pereira
avaliado com 4 trevinhos "bom"

1 comentários: