Resenha do livro "Um Mundo Brilhante" de T.Greenwood (Editora Novo Conceito)

por: Unknown

Um Mundo Brilhante


O que fazer quando o mundo em que você vive não é o lugar a que você pertence?
Autor(es): T. Greenwood | FICÇÃO | ROMANCE / 
ISBN: 9788563219411
Selo: NOVO CONCEITOAno: 2012 / Edição: 1 Número de páginas: 336

Sinopse
Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.

Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática.

Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. 

Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Um Mundo Brilhante é uma obra que não posso deixar de enaltecer a beleza de sua capa, a formatação de suas páginas tornando agradável a leitura dessa história que aborda assuntos polêmicos e tão complexos. Mais uma vez a Editora Novo Conceito provando porque está no topo das listas, na cabeça dos leitores.
Para o nosso protagonista Ben Bailey, um professor de História que resolve mudar para a cidade de Flagstaff encantado com “céu azul-turquesa com o oceano de neve branca e pura por baixo que vira em uma revista. Um lugar ideal para concluir seu mestrado, doutorado se dedicar à sua pós-graduação.

“Ali era impossível distinguir a neve do ar ou da respiração. Ela simplesmente era parte da paisagem, parte da maneira como as pessoas viviam, e ele amava todos os aspectos daquela neve: seu aspecto branco e imaculado e o fato de que ela parecia ser suave e resistente ao mesmo tempo.” Pg. 11
Esse era o seu mundo brilhante e já se passavam oito anos e Ben era um professor  adjunto mal pago e à noite barman. Morava com sua noiva Sara que conhecera na universidade. Já estavam juntos há cinco anos e ele sempre que arranjava um motivo para adiar o casamento.
Com o tempo Ben vai ficando insatisfeito com a vida que leva e isso inclui o seu relacionamento com Sara. Foram a uma festa de Halloween no chalé de Melaine ( a melhor amiga  de Sara) que foi o suficiente para ela ficar aborrecida com ele.
Depois de uma noite um pouco agitada com uma Nevasca forte, e tendo sido acordado por Mauden,  sua cachorrinha (Golden retriever) vê-se obrigado a sair com ela mesmo estando tudo coberto de neve. Para sua surpresa encontra um rapaz ferido na calçada de sua casa. Um jovem de origem indígena que vem a falecer. Esse acontecimento vem mudar por completo sua vida .

A morte do rapaz chamado Ricky é considerada pela polícia um caso de hipotermia devido a bebida alcoólica. Os acontecimentos o levam a conhecer sua irmã Shadi, e toma conhecimento de que a história não é bem essa e começa a querer investigar o que realmente aconteceu na noite do crime. Começa então um interesse por ela meio confuso e acredito que nem o próprio protagonista saberia dizer o porque do motivo. Ela o faz recordar lembranças tristes de sua infância que marcaram profundamente.

- Eu tinha uma irmã – disse ele -, Dusty. – E, ao dizer o nome dela, ele a confortou: as lembranças de Dusty repentinamente apareciam, os fios que copunham a vida deles, aqueles momentos em separado trançadosem um tecido uniforme.  Pg 96

Com a ajuda de Hippo , barman que  trabalhava com ele conseguiu dar as suas fugidas para se encontrar com Shadi.

Cansado de sua vida, perde a paciência com um aluno, Joe, filho de uma pessoa influente na cidade. Isso o leva  a perder a vaga de professor, a terminar  com a companheira.  Vai ao encontro de Shadi sendo que  nada disso acontece, pois Sara descobre que está grávida.

Tudo isso faz com que tenha que aceitar a mudança para Phoenix, cidade natal de Sara e onde seus pais residiam.  Seu sogro era um empresário de sucesso e estava inaugurando uma concessionária de carros para  ele gerenciar. Tudo fora planejado e Ben não tinha o que fazer.

Descobre que uma turma de jovens estudantes é responsável pela morte e agressões aos jovens indígenas, mas o jogo de influências torna difícil conseguir puní-los.

O seu Mundo Brilhante estava dividido e passando através de vários tons de cores que eram o reflexo de suas escolhas. Passaria por  momentos indecisos, angustiantes e de grandes perdas que o fariam ver que tudo que precisava estava  bem mais próximo do que imaginava.

“Ele fez sua escolha. E de agora em diante vai cumprir suas promessas.
Quando a luz fica verde outra vez, Ben volta para a rua, escuta os chiados e as buzinas do trânsito matinal e abre as janelas, deixando que o calor insuportável o atinja novamente.”  Pg. 335

Uma história que tem partes que nos confundem um pouco, mas que consegue nos emocionar e fazer refletir em muitas situações que o nosso mundo não é tão brilhante conforme sonhamos. A vida é uma eterna dívida que temos com às pessoas, com nós mesmos e é por isso  que existe um preço a pagar pelas nossas escolhas. 

Como sempre a Editora Novo Conceito prima por bons livros e esse não fica de fora. 


Assistam o  BOOK TRAILER  e se preparem para ler uma história cheia  de  fortes emoções  que vivem seus personagens enfrentando momentos difíceis deste Mundo Brilhante.








Beijinhos !!!


Irene Moreira 

Avaliado com 4 trevinhos "bom"





1 comentários:

  1. Lendo esta sinopse penso quantos de nós temos a vida assim,insatisfeitos,inseguros buscando esclarecer coisas não definidas em nosso interior.
    Fatos acontecem e nos levam a querer descobrir soluções e emaranhados confusos.Gostaria muito de ganhar o livro,adoro ler e ultimamente por vários motivos alheios à minha vontade estou sem ler.

    ResponderExcluir